Que tipo de empreendedor você se identifica? - Contflix

CONTFLIX

Sua Contabilidade na palma da mão!

Que tipo de empreendedor você se identifica?

Quando abrimos uma empresa, nem sempre paramos para pensar no tipo de empreendedor que nós somos. Essa é uma dúvida muito comum, afinal, é o que nos ajuda a entender melhor como nossas atitudes impactam na empresa. E você sabia que, segundo o Sebrae, são 9 tipos mais comuns que existem aqui no Brasil?  No texto de hoje, separamos todos eles para que você possa ler e se identificar com um deles. Veja abaixo quais são e nos conte nos comentários quem você é! 

Prefere assistir? Confira o vídeo que o Wendell fez sobre o assunto

Os 9 tipos de empreendedores, segundo o Sebrae

Separamos abaixo os 9 tipos de empreendedores que existem hoje no Brasil. Quem será que você é? Veja! 

O informal 

O empreendedor informal é aquele que pensa apenas no momento presente. É aquele tipo de empreendedor que não planeja muito o futuro dos negócios porque se preocupa apenas em conseguir o dinheiro do mês para pagar as contas. Mas, apesar de ser bastante informal e não pensar em passos maiores para crescer como empresa, é um empreendedor que consegue sucesso, pois trabalha bem e tem um bom relacionamento com os clientes! Para que esse empreendedor consiga ir além, o primeiro passo é se formalizar! 

O cooperado 

Aqui temos um tipo de empreendedor que não age sozinho. O cooperado é aquele empreendedor que geralmente tem ligação com cooperativas, como motoristas de transporte escolar, artesãos, etc. Apesar de muito dependente da cooperativa, é um empreendedor que possui baixo risco e, por isso, consegue crescer aos poucos para se tornar uma empresa independente. 

Claro que o cooperado, para se tornar independente, precisa de uma visão mais ampla do seu negócio e é aí que entram as parcerias com contadores e outros empresários. 

O individual 

O empreendedor individual é aquele que trabalha sozinho, geralmente até mesmo sem sócios. Sua ideia é ganhar o mês a mês, mas diferente do informal, ele já abriu empresa e tem um negócio em mente que vai colocar em prática logo logo. Só precisa de um bom direcionamento do seu contador e de parceiros para chegar mais longe! 

O franqueado 

O Franqueado é aquele empreendedor que decide arriscar abrir um negócio, mas resolve fazer isso pensando em parcerias seguras e opções de empresas que já estão consolidadas no país. Assim, ele opta por uma franquia e consegue até mesmo abrir várias unidades, já que tem mais segurança para sair do básico. 

O social 

Esse é um empreendedor que visa pensar não apenas na empresa em si, mas na sociedade como um todo. É o típico dono de startup, que ainda é jovem e que decide montar um negócio capaz de resolver os problemas dos seus clientes, mais do que apenas ganhar dinheiro ou sobreviver mês a mês. O empreendedor social quer fazer a diferença, mudar cenários, crescer de forma com que o mundo entenda a importância do seu produto ou serviço. 

O corporativo 

O empreendedor corporativo é aquele que trabalha em uma empresa, ou seja, é um empregado privado, mas que utiliza dela como um motivo para empreender, buscando lançar novos projetos e crescer na carreira de maneira brilhante e segura. É o chamado intraempreendedor, perfil que tem sido cada vez mais buscado nas empresas de grande porte, afinal, um funcionário com visão empreendedora é extremamente valioso!

O público 

Esse empreendedor é parecido com o anterior, mas ele trabalha em um órgão público, seja contratado ou concursado. Seu perfil é mudar o cenário público de alguma maneira, fazer a diferença na vida das pessoas e mostrar que é possível ter um cargo estável e ainda assim se preocupar em fazer além do que é sua obrigação. 

Mesmo com poucos recursos ou precisando brigar com grandes entidades, o empreendedor público consegue transformar aos poucos a realidade ao seu redor e faz com que os órgãos públicos se modernizem. 

O do conhecimento 

Esse é um empreendedor que tem conhecimento muito profundo em sua área e que aproveita dessa vantagem para ir muito mais longe. É o típico empreendedor que estudou anos e anos, tem doutorado ou mesmo uma carga de experiência única no que escolheu fazer. É um empreendedor individual, porém, com conhecimento invejável, o que o torna um profissional ímpar. 

Esse empreendedor é muito visionário e pode criar empresas inovadoras, já que o seu conhecimento está acima do restante das pessoas. Para isso, ele precisa de boas parcerias ao seu lado! 

O do negócio próprio

Esse é um empreendedor muito comum e é aquele que decide abrir um negócio próprio que tem como principal característica um crescimento absurdo em pouco tempo. Geralmente, nessa categoria se encaixam empreendedores de muito sucesso, como os criadores de empresas de renome, como a Coca-Cola e outras.  É o famoso empreendedor nato, capaz de gerir empresas de grande porte, que faturam milhões e chegam ao topo em pouquíssimo tempo. 

Conclusões

Os 9 tipos de empreendedores são os mais comuns que existem e com certeza todo mundo que empreende tem um pouquinho das características acima. E você? Se identificou com algum dos tipos de empreendedores que citamos no texto de hoje? E se a resposta for sim, o que falta para começar a empreender hoje mesmo? Se formalize, comece a crescer e expanda suas ideias! Entre em contato conosco se precisar de uma contabilidade consultiva e com larga experiência em empreendedorismo. 

Gostou do texto de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!

 

Se inscreva em nosso boletim de notícias

Receba dicas e notícias sobre contabilidade médica

Compartilhe esse post com um amigo(a) médico

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Confira mais dicas

Precisa de ajuda?

Somos especialistas em contabilidade médica.