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Como conquistar pacientes para o seu consultório?

Você acabou de realizar o sonho de montar o seu próprio espaço para realizar os seus atendimentos da melhor maneira possível. Mas, com essa conquista, surge a dúvida: como conquistar pacientes para o seu consultório, sem perder a qualidade desses seus atendimentos e, ao mesmo tempo, garantir uma rentabilidade muito maior ao longo do tempo? No texto de hoje, trouxemos algumas dicas sobre esse assunto que amedronta milhares de médicos recém-empreendedores do país todo. Veja abaixo e comece hoje mesmo a transformar o seu consultório em um negócio de sucesso!

Prefere assistir? Confira o vídeo que o Wendell gravou sobre o assunto:

Veja dicas para conquistar pacientes para o consultório!

Não é nada fácil conquistar pacientes para o seu novo consultório e fazer isso de uma forma que o seu atendimento não fique corrido ou que seus pacientes mais antigos sintam uma diminuição na qualidade do seu serviço. Para se manter no mercado, é muito importante continuar tendo excelência no que se faz, mesmo que o número de pacientes venha a dobrar ou mesmo triplicar. Sem mais delongas, vamos às dicas que trouxemos hoje e que podem te ajudar muito nesse sentido!

1- Comece melhorando sua produtividade

O primeiro passo para conquistar pacientes, mas fazer isso sem que haja um problema com o atendimento, é melhorar a sua produtividade em relação às tarefas mais burocráticas e que tomam bastante tempo de quando você não está com paciente no consultório. Entre essas tarefas, estão aquelas que podem ser terceirizadas, como a contabilidade especializada, e outras que são específicas da sua área, como os prontuários, que podem ser migradas para os prontuários eletrônicos, que facilitam muito na hora de achar informações dos seus pacientes e fazer com que as consultas durem menos, mesmo mantendo o mesmo padrão de excelência – afinal, você não perde tempo procurando prontuário e consegue ser muito mais específico no atendimento. Além disso, as demais tarefas também podem ser automatizadas com programas de gestão ou mesmo com a contratação de empresas especializadas. Seja como for, aumentar a produtividade e o acesso às informações dos clientes de maneira rápida pode ser muito útil para te ajudar a conquistar novos pacientes sem perder a qualidade. 

2- Pense em ter uma recepção e uma equipe adequada

Se a sua ideia conquistar mais pacientes, é importante fazer isso pensando em manter a qualidade, como explicamos no primeiro tópico. Uma maneira de conseguir manter a qualidade é contratando bons funcionários que possam te ajudar no atendimento prévio, na organização das informações e até nas tarefas burocráticas que tomam bastante tempo. Para isso, é interessante fazer entrevistas e conhecer bastante as pessoas que você contratou, focando em um treinamento voltado ao atendimento do paciente, que é o responsável por pagar as contas do seu consultório, certo? Uma boa equipe vai garantir a qualidade dos seus serviços enquanto você busca atrair mais pacientes!

3- Invista em marketing digital

Agora que falamos em dois tópicos sobre a importância de manter o atendimento de qualidade, é hora de explicar como você pode conquistar pacientes, sem precisar investir muito dinheiro para isso. Sem dúvidas, a melhor forma hoje em dia está no marketing digital, especialmente com a criação de sites, criação de conteúdo, e-mail marketing e pagamento de anúncios no Google ADS. Entenda como funciona cada um deles abaixo!

 

  • Criação de site e conteúdo: Para criar um conteúdo de qualidade, é muito importante que você tenha um site e um blog especializado na sua área de atuação. Como médico, você precisa ter um cuidado ainda maior com o que publica na internet, pois existem diversas restrições sobre propaganda na área médica, e um erro nesse sentido pode fazer até mesmo que você sofra um processo ou tenha algum tipo de punição junto ao seu Conselho Regional de Medicina. Então, é importante procurar um profissional e criar conteúdos que ajudem os seus pacientes a tirar dúvidas, mas que jamais extrapolem os limites de privacidade e ética que a profissão exige.

 

  • Anúncios do Google: Os anúncios do Google funcionam de maneira bem simples, e você só precisa estipular um valor mensal para que o seu anúncio rode na internet da melhor maneira possível. Mas, assim como os conteúdos do blog, é importante que você se preocupe com o conteúdo dos seus anúncios, para evitar qualquer tipo de problema e conflito ético. Além disso, é importante procurar um profissional para que ele direcione melhor esses anúncios e faça com que eles cheguem às pessoas certas. 

 

  • E-mail marketing: O e-mail marketing pode ser enviado para os seus pacientes mais antigos e para novos pacientes também. Esse é um recurso muito interessante e que pode servir como uma fidelização dos pacientes, como com lembrete de aniversário, datas comemorativas, entre outros, assim como um recurso de aquisição de novos pacientes, divulgação de notícias, possibilidade de sanar dúvidas, entre outros conteúdos relevantes. Mais uma vez, é importante lembrar que esses conteúdos devem ser muito bem pensados para não causar problemas. 

3- Invista em Marketing Boca-a-Boca e em procurar pacientes antigos

O Marketing digital é excelente para conquistar pacientes, mas o famoso marketing boca a boca ainda funciona muito bem, especialmente numa área onde a confiança conta muito. Uma boa dica é pedir para que seus pacientes divulguem sua clínica, desde que isso seja feito de maneira espontânea e que você possua algum tipo de relacionamento mais antigo, onde a abertura para essa conversa ocorra de forma natural. Outra dica interessante é procurar pacientes mais antigos que não voltaram à clínica, com mensagens que não sejam invasivas, mas que demonstrem que você se preocupa com eles e deseja marcar uma consulta de rotina. 

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