Quando o assunto é gestão para o seu consultório, podem surgir inúmeras dúvidas, afinal, nem sempre sabemos como agir ao abrir uma empresa, seja ela qual for. Se você é médico ou qualquer outro profissional da área, é necessário que, além de todo o conhecimento dentro da sua profissão no geral, você também estude muito sobre gestão para o seu consultório e também aprenda sobre finanças e contabilidade. Se parece desafiador demais, não se preocupe: trouxemos no texto de hoje algumas dicas para que seja possível começar hoje mesmo a organizar essa parte essencial da sua empresa! Veja!
Prefere assistir? Confira o vídeo que o Wendell gravou sobre o assunto:
Veja abaixo algumas dicas de gestão para o seu consultório!
Não é fácil se tornar um empreendedor e nenhuma faculdade de medicina te ensina isso na prática. Ao abrir a sua empresa médica, é essencial aprender sobre gestão para o seu consultório e nós trouxemos abaixo algumas dicas que podem fazer toda a diferença nesse sentido. Veja abaixo!
1- Escolha o espaço ideal para abrir o seu consultório
Antes de mais nada, é necessário começar pelo local ideal. Procure pesquisar muitos imóveis antes de alugar aquele que irá abrigar sua clínica, afinal, esse é o primeiro passo para que ela tenha sucesso. Vale a pena investir em um espaço que ofereça comodidades aos pacientes, como uma ampla sala de espera e ter nele um local apenas para as tarefas administrativas, como um escritório ou uma recepção onde a parte burocrática não se mistura com a ficha dos pacientes, por exemplo. A localização deve ser ideal para o seu público-alvo, então, fazer uma análise sobre quem você costuma atender é importante para escolher o local perfeito para abrir o seu consultório.
2- Sempre administre os valores de entrada e saída
Existem diversas formas de controlar financeiramente os valores gastos e os lucros do seu consultório – dentre elas, estão as planilhas, softwares de gestão do fluxo de caixa e a contratação de um contador, que permite uma gestão mais segura e menos trabalhosa para você.
No caso das planilhas ou softwares, devem-se incluir todos os valores de entrada e saída, sem nenhuma exceção, como por exemplo:
- Valor do aluguel ou impostos sobre o local
- Taxas extras adicionais
- Gastos com mensalidade ou possível manutenção dos equipamentos
- Valores agregados a parte de divulgação e gráfica
- Gastos com materiais diversos, desde os descartáveis usados nas consultas, banheiros e escritório até os materiais utilizados na limpeza.
- Salários, benefícios e extras dos diversos funcionários contratados no local
- Contas de água, luz, internet etc.
Além desta primeira planilha incluindo as despesas, deve ser feita uma segunda, onde conste a entrada de valores do consultório, ou seja, uma planilha de entrada para mais tarde poder ser feita uma análise percentual da margem de lucros e de gastos, e, assim, saber a partir desta contagem qual foi o lucro sólido da clínica.
3- Analise os benefícios da contratação de funcionários e capacite-os!
Quando há uma demanda maior de atendimento ao paciente, agendamentos das consultas, execução de planilhas e outros serviços, é hora de analisar a possibilidade de contratar funcionários capacitados e experientes na área para te ajudar. Nesse momento, você deve fazer uma análise criteriosa se há ou não a possibilidade de contratar alguém e qual serviço está sendo mais necessário nesse momento. Em muitos casos, por exemplo, a terceirização é muito bem-vinda, como a contratação de uma empresa experiente em BPO Financeiro ou mesmo a terceirização da recepção.
Se caso você opte por funcionários dentro do consultório em uma contratação interna, vale a pena investir em capacitação para eles. Afinal, você quer manter o mesmo padrão de atendimento que construiu até aqui e a capacitação é fundamental para isso! Invista em cursos, palestras e em formas de motivá-los. Melhor do que ter funcionários te ajudando, é ter uma equipe de qualidade que se importa com o seu paciente e com a sua empresa!
4- Utilize dados dos pacientes e invista em marketing
Uma boa dica para manter seus pacientes satisfeitos e sempre presentes no seu consultório é utilizar os seus dados para realizar um marketing mais pessoal. Dessa forma, é possível realizar uma maior análise sobre o perfil de cada um e produzir campanhas exclusivas relacionadas a ele, como felicitações de aniversários por e-mail e por mensagem, por exemplo. O paciente se sente mais valorizado e isso acaba criando um vínculo socioafetivo entre o médico e ele. Um bom marketing afetivo direto com o cliente e o auxílio de um calendário editorial farão com que você se beneficie ao máximo desta estratégia.
Além disso, é fundamental investir em marketing para que a gestão do seu consultório seja a melhor possível. Para isso, as redes sociais têm se mostrado a estratégia mais assertiva e indicada tanto para quem está começando, quanto para quem tem muito tempo de empreendedorismo. Invista em redes sociais, como Facebook e Instagram, e no seu site, utilizando estratégias de conteúdo e de anúncios pagos.
5- Inove na gestão do seu consultório!
Opte por um sistema de confiança que facilite a gestão para o seu consultório e escolha um sistema que seja prático e seguro para acessar dados e administrar tomadas de decisões.
Agendas e ficheiros de papéis, além de não oferecerem tanta praticidade e suporte, não são nada inovadores. Um Software de confiança irá facilitar o acesso aos dados em qualquer local, sem necessidade de locomoção e evitar erros, desorganização e perdas. Ele ainda fará o envio automático de lembretes, tanto para os médicos, quanto para os pacientes.
Quanto mais ágeis forem as atividades no atendimento, mais satisfeito o paciente ficará com relação ao consultório – e isso é o mais importante em uma gestão de qualidade!
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