O sistema ERP para clínicas médicas está bastante em alta nos últimos anos com o aumento da tecnologia e do acesso de empreendedores a softwares capazes de otimizar as burocracias e tornar o dia-a-dia mais tranquilo. De forma geral, os sistemas ERP são indicados para quem quer dar um fim à papelada e garantir mais automatização dos processos burocráticos, como a parte financeira e também a parte contábil.
No texto de hoje, vamos explicar um pouco melhor o que é um sistema ERP para clínicas médicas e quais os principais benefícios em investir em um. Veja abaixo!
Prefere assistir? Confira o vídeo que o Wendell fez sobre o assunto:
O que é um sistema ERP para Clínicas?
O sistema ERP é a sigla inglês para Enterprise resource planning, ou seja, é um sistema de gestão integrado, onde a empresa consegue organizar todos os seus dados e processos em um único lugar. No caso das clínicas médicas, esse tipo de sistema é bastante específico e ajuda a integrar a agenda dos pacientes, o prontuário eletrônico, a parte de emissão de nota fiscal, relatórios, controle financeiro, marketing digital e até mesmo autorização com planos de saúde.
Veja, então, que esse sistema visa reunir todas as informações relevantes para Clínica e todas as ações que precisam ser tomadas diariamente, eliminando o uso do papel e também o uso de planilhas e de softwares diferentes para cada tarefa.
Quais os benefícios de um sistema ERP para Clínicas Médicas?
Como ficou claro, o sistema ERP é integrado e ajuda bastante o empresário a lidar com as burocracias do dia-a-dia de maneira mais fácil e até mesmo mais barata do que contratando um número alto de pessoas para que todas as tarefas sejam realizadas. Abaixo, separamos alguns dos principais benefícios que você terá ao implementar essa tecnologia na sua clínica médica! Vamos lá!
1- Otimização do tempo
Otimizar o tempo é importante para todos os tipos de empresários e isso não é diferente quando falamos de uma clínica médica, onde os pacientes precisam ser prioridade e o atendimento a eles está no topo da lista do que se deve fazer em primeiro lugar. Logo, perder muito tempo com burocracias, com dados e organização de informações não é uma opção viável para quem quer oferecer aos seus pacientes o melhor atendimento possível. Além disso, otimizar o seu tempo e das pessoas que estão trabalhando com você, ajuda muito a garantir mais fluidez no trabalho e muito menos stress para o dia-a-dia, permitindo que todos trabalhem melhor e com mais tranquilidade. Otimizar o tempo é fundamental nos dias de hoje, especialmente quando temos possibilidades excelentes para fazer isso sem gastar muito!
2- Economia
Existem muitos motivos pelos quais os sistemas ERP para Clínicas ajudam na economia e até no seu crescimento financeiro. Um deles é a possibilidade de gerir melhor a parte financeira, mesmo sem uma equipe inteiramente dedicada a isso – ou seja, o próprio sistema automatiza os gastos e garante controle do fluxo de caixa, além da parte contábil e de obrigações fiscais.
Com todos esses recursos, as chances de erro diminuem muito e você passa a ter mais facilidade no preenchimento das guias, evitando atrasos e, consequentemente, multas. Para quem não quer investir no sistema completo, uma boa alternativa é optar pela parceria com um contador digital, que tem acesso a programas integrados e pode oferecer um controle contábil mais completo. Seja como for, a parte financeira e contábil da sua clínica deve ser planejada e muito bem executada para que seja possível economizar e também prever o futuro, como a abertura de novas filiais, por exemplo.
3- Segurança de dados
Os sistemas ERP são altamente seguros e oferecem criptografia de ponta a ponta. Todos os dados da sua clínica ficam seguros e armazenados em nuvem, sendo acessados apenas por quem realmente tem as senhas.
Além disso, você poderá definir quem irá acessar os detalhes dos seus pacientes. Por exemplo: um funcionário da recepção pode ter um acesso diferenciado do seu, conseguindo apenas informações de contato dos pacientes. Já o financeiro pode ter acesso aos dados de pagamento e aos boletos e você pode ter o acesso completo.
Isso tudo sem contar com o fato de que as informações em nuvem não trazem riscos de serem perdidos. Afinal, se houver uma pane no seu computador, o sistema salva automaticamente na nuvem tudo que for inserido, ou seja, qualquer problema interno não afeta suas informações e não faz com que você tenha atrasos na hora de atender os seus pacientes.
4- Atendimento melhor ao paciente
Unindo mais produtividade, uma clínica de maior sucesso financeiro, funcionários mais felizes e menos estressados e um sistema confiável que funciona independente do que acontece internamente com os computadores da clínica, você tem um resultado extremamente positivo para os pacientes, que serão muito melhor atendidos. Logo, será possível crescer e se desenvolver, focando seus esforços no atendimento, sem precisar se preocupar excessivamente com as burocracias e com a organização de dados.
Optar por um sistema ERP para Clínicas é um passo importante para que o seu negócio se torne mais profissional e seus pacientes colham os frutos de um bom atendimento. Se você precisar de ajuda para a parte financeira ou contábil, entre em contato conosco para que possamos te ajudar nesse sentido.
Gostou das dicas de hoje? Não deixe de visitar nosso blog para mais textos e de compartilhar este nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!