A telemedicina tem se tornado bastante comum nos últimos anos e, especialmente, atualmente, devido à grande demanda ocasionada pela pandemia de covid-19. De uma forma geral, podemos definir a telemedicina como o atendimento médico de forma remota, incluindo consultas e também a entrega de exames e laudos. Para entregar resultados de qualidade, é preciso investir bastante em softwares e equipamentos de ponta, além de profissionais extremamente qualificados e experientes nessa área.
No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre como você pode implementar a telemedicina na sua clínica médica e quais as principais vantagens de optar por ela nesse momento que vivemos da pandemia. Dê uma olhada abaixo!
Prefere assistir? Confira o vídeo que o Wendell gravou sobre o assunto:
Como implementar a telemedicina na minha clínica médica?
Diferente do que muita gente pensa, implementar a telemedicina em uma clínica médica não é tão difícil quanto parece. Você pode começar atuando apenas com o teleatendimento, que demanda o uso de um computador com bom acesso à internet e um aplicativo de qualidade para fazer vídeo chamadas, como o Skype ou Zoom. Então, para iniciar o seu atendimento com a telemedicina, o importante é investir em tecnologia de qualidade em uma boa internet, para que seu paciente consiga explicar todas as suas queixas sem travamento ou perda de conexão.
Mas a telemedicina não se resume apenas ao teleatendimento. A OMS já reconheceu a telemedicina como uma importante maneira de levar a prática médica para locais com difícil acesso à saúde, não apenas as consultas mas também os laudos e resultados de exames, como:
- Raio X;
- Eletrocardiograma (ECG);
- Eletroencefalograma (EEG);
- Mamografia;
- Espirometria;
- Ressonância Magnética;
- Acuidade Visual,
- Tomografia.
Nesse caso específico, você vai precisar seguir algumas dicas para garantir um atendimento de qualidade. Separamos algumas delas abaixo!
1- Invista em bons equipamentos
Se você pensa em trazer a telemedicina para dentro da sua Clínica Médica, é muito importante se preocupar com a qualidade dos equipamentos que irão adquirir, porque isso faz toda diferença para garantir um atendimento de excelência e resultados muito precisos. É interessante tentar comprar equipamentos que já possuam conexão com a internet, porque os analógicos acabam necessitando de alterações para que a telemedicina seja possível. A dica é procurar ajuda com especialistas, caso você não entenda muito bem sobre os equipamentos e quais são os melhores para adquirir na sua clínica.
Se a telemedicina que você quer implementar for relacionada apenas às consultas online, como já dissemos acima, o investimento em um bom computador e uma boa internet já são suficientes para garantir um atendimento de qualidade.
2- Invista em funcionários qualificados
A telemedicina exige bastante conhecimento técnico para funcionar da melhor maneira possível. Além dos especialistas que vão fazer a leitura dos laudos, é importante ter o respaldo de um programador que saiba exatamente o que está fazendo para que ele possa transmitir as informações de uma maneira correta e rápida. De modo geral, o mais indicado é ter parceria com uma empresa de telemedicina, que ficará responsável pela parte mais técnica, como a programação. Mesmo assim, você precisa investir em enfermeiros de alta qualidade e técnicos para que os seus aparelhos funcionem da melhor maneira possível. Se você não tem conhecimento técnico sobre o assunto, também será necessário contratar alguém para gerenciar esses novos trabalhos, porque é importante haver uma pessoa com mais conhecimento para auxiliar nessa transição para medicina remota.
Quais são as vantagens em implementar a telemedicina na clínica médica?
Devido à pandemia do coronavírus, implementar a telemedicina se tornou uma opção bastante interessante para clínicas médicas, mesmo aquelas de pequeno porte. Abaixo, trouxemos alguns dos principais motivos pelos quais vale a pena investir na telemedicina:
- De uma forma ou de outra, a telemedicina vai se tornar uma realidade no mundo inteiro em alguns anos. Apesar desse tipo de tecnologia estar ainda no seu início de implementação, é bastante possível que todas as clínicas precisam se adequar a ela o quanto antes, ou seja, ao começar a pensar na telemedicina, você se adianta e fica por dentro das novidades, sem perder espaço no mercado – com tanta competição, é fundamental saber acompanhar as novidades e implementá-las no seu negócio.
- Apesar do investimento inicial, a telemedicina tem tudo para se tornar uma forma mais econômica de atender os seus pacientes, afinal, o atendimento remoto custa menos depois que todas as tecnologias já estão implementadas na sua Clínica. Como qualquer outro negócio, é importante investir para depois colher os frutos do retorno financeiro deste investimento a longo prazo. Então, quem quer crescer como clínica médica, a telemedicina é uma opção bastante viável e que ainda não é tão custosa quanto pode ser no futuro – quando a concorrência aumentar um pouco mais.
Conclusões
Investir em telemedicina em uma clínica médica pode ser um passo importante para crescer como negócio e alcançar outros patamares, que antes não eram nem imaginados. Mas é fundamental realizar todo tipo de investimento com cuidado e com a certeza de que você está contratando as melhores tecnologias e os melhores profissionais para atender seus pacientes. Por isso, é bastante interessante estudar sobre o assunto e entender como funciona a telemedicina na prática!
Além disso, você deve se formalizar e ter um negócio aberto para poder oferecer esse tipo de serviço. Se você tiver dúvidas a respeito da contabilidade para empresas de telemedicina e clínica médica, entre em contato conosco para maiores informações sobre o assunto.
Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos. Até a próxima!